direito romano
INFLUÊNCIA DO DIRETO ROMANO NOS DIREITOS EUROPEU E BRASILEIRO
Introdução
As influências do Direito Romano sobre a origem do direito, em grande parte das nações são notáveis. Na Europa, teve início por meio de invasões bárbaras, que foi difundido por todo Império. Posteriormente, com as grandes navegações, e a "descoberta" do continente americano e, com destaque para a América do sul, onde foi difundida com maior força.
Direito Romano
A influência do Direito Romano se dá por diversas maneiras no Brasileiro e Europeu atual. Mas para tal entendimento é aconselhável descobrir como se espalhou esse Direito formando o que denominasse hoje de Família Romano-Germânica. Em 476 d.C, os bárbaros do rei Odoacro liquidaram o Império Romano do ocidente. O direito Romano desapareceu e restaram informações científicas, glosadas, rasuradas, e ficaram alguns costumes do que restou nas pessoas vencidas, que passaram a conviver com os bárbaros germânicos e seu Direito.
Só no século XII o direito Romano passou a sr estudado nas Universidades da Europa continental, principalmente na Alemanha, França e Portugal. Com o fim da Idade Media, o desprestigio do Cristianismo, a sociedade do renascimento voltou-se para o direto como forma de manter a ordem e a segurança para o desenvolvimento dos povos. E foi o sistema romano, agora Transformado em romano-germânico, o responsável pela unificação jurídica do continente sem a universidade política. As universidades são o ancoradouro do novo sistema e, nos laboratórios, seus institutos foram adaptados à nova realidade, sem perder a autenticidade herdada de Roma.
O direito Romano chega às terras brasileiras por meio da legislação portuguesa (a colônia não tinha legislação própria, seguia a de sua metrópole). Com a independência houve um processo de codificação que rompia os laços com os portugueses, mas não com uma das bases desse sistema, o Direito Romano.
Com o passar dos tempos os paises