direito humano
A condição de cidadão é o que nos faz sentir pertencer a uma cidade. Este sentimento traduz-se em possibilidades de lutar e conquistar as condições reais de uma vida digna e feliz.
A partir desse princípio, apresentamos esta cartilha, um instrumento pedagógico elaborado pelos alunos do curso de engenharia de controle e automação da universidade Anhanguera de Bauru, com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos participativos.
Este trabalho tornou-se possível graças ao apoio da Universidade Anhanguera de Bauru ,dos alunos citados a cima.
O QUE É CIDADANIA?
Na TV, no rádio, nos jornais e até nos programas de entretenimento, ouvimos falar em cidadania. No entanto, você sabe o que significa ser cidadão? E mais, você tem exercido plenamente sua cidadania?
É o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (indireto), seja ao concorrer a um cargo público (direto).3 No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.
CONHECENDO OS SEUS DIREITOS
Agora que você já sabe o que é cidadania, que tal conhecer um p o u c o d o s n o s s o s direitos? Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos, sociais e culturais.
DIREITOS CIVIS
A Lei de Direitos Civis de 1964 foi decretada em 2 de julho de 1964 com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população afro-americana e feminina em decorrência do