zé povinho
Pintura de Raphael Bordallo Pinheiro O "Zé Povinho" é uma das mais conhecidas personagens criadas por Raphael Bordallo Pinheiro (1846-1905). Confunde-se com o povo português amplificando todos os seus defeitos e virtudes. Criado há mais de cem anos o Zé continua a ser nosso contemporâneo.
Raphael Bordallo Pinheiro foi caricaturista, ilustrador, ceramista, decorador, editor e Pintura de Raphael Bordallo Pinheiro O "Zé Povinho" é uma das mais conhecidas personagens criadas por Raphael Bordallo Pinheiro (1846-1905). Confunde-se com o povo português amplificando todos os seus defeitos e virtudes. Criado há mais de cem anos o Zé continua a ser nosso contemporâneo.
Raphael Bordallo Pinheiro foi caricaturista, ilustrador, ceramista, decorador, editor e criador de uma das personagens que melhor personifica o ser português: o Zé Povinho.
A personagem nasceu em 1875 e passou a surgir com frequência nas vinhetas publicadas por Bordallo Pinheiro nas diversas publicações que editou ou onde colaborou.
O “Zé” foi assumindo a personalidade do povo, mas também as críticas ao sistema político e aos seus protagonistas. Os regimes passaram e as críticas assumiram novos contornos ultrapassando mesmo a vida do seu autor, com o “Povinho” a recriar-se nas mãos de novos autores e criadores.
O próprio Bordallo Pinheiro definiu o personagem: "O Zé Povinho olha para um lado e para o outro e... fica como sempre... na mesma".
Entretanto, apesar de relativamente simples, é uma figura cheia de contradições:
"Mas se ele é paciente, crédulo, submisso, humilde, manso, apático, indiferente, abúlico, céptico, desconfiado, descrente e solitário, também não deixa por isso de nos aparecer, em constante contradição consigo mesmo, simultaneamente capaz de se mostrar incrédulo, revoltado, resmungão, insolente, furioso, sensível, compassivo, arisco,