COLETA DE LIXO Um olhar sobre a coleta seletiva de lixo no município de Jacundá do sudeste paraense .
Acadêmico: Joaquim Pereira
Prof. Donner Matos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão Ambiental (GAM 0120) – Prática Interdisciplinar Módulo V
13/11/2013
A coleta de lixo em Jacundá está muito longe de ser a ideal e para conseguirmos alcançar as normas exigidas ainda há muito a ser feito. A nossa administração pública já deu um grande e importante passo neste processo, pois já mostrou que tem preocupação com o meio ambiente e está buscando formas para se adequar e manter a cidade limpa ajudando o meio ambiente.
Palavras-Chaves: Coleta de Lixo, Resíduos, Reciclagem.
1 INTRODUÇÃO
A coleta seletiva do lixo consiste em separar os resíduos em diferentes grupos, exemplo; pápeis, plásticos, vidros, metais e outros.Com este processo conseguimos facilitar a reciclagem, pois quando misturamos o lixo fica quase impossível reaproveitar alguma coisa. Temos que levar em consideração a grande importância dessa atividade para todos nós porque além de ser uma economia para as empresas que reciclam o produto faz bem para o planeta, pois ao reciclar esta empresa deixa de retirar da natureza algumas das matérias-primas necessárias para fabricar o produto, isso significa que os empresários tem um incentivo a mais para reciclar porque deixarão de reinvestir no alumínio, metais, vidros e ate papeis.Mais adiante comentaremos sobre a realidade, a real situação da cidade de Jacundá referente à coleta de lixo mediante pesquisas e visitas aos pontos de reciclagem da cidade.
2 LEGISLAÇÃO
RESOLUÇÃO Nº 275 DE 25 DE ABRIL 2001
O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das atribuições que lhe conferem a Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, e tendo em vista o disposto na Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e no Decreto no 3.179, de 21 de setembro de 1999, e
Considerando que a reciclagem