Direito empresarial
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS – Plano de Negócio
Disciplina: Direito Empresarial
Professor: MSc. Luiz Manuel Palmeira
Tecnologias em Gestão Pública e Recursos Humanos
Tutor à distância: Alex Zompero Bezerra
Tutor presencial: Camila Nascimben Matheus
Adenilson Gonçalves – RA 391408
Roseli Pereira do Amaral – RA 373430
Vera Lucia Calçado – RA 396361
Patrícia Regina da Silva – RA 383830
Virginia Zanucci – RA 396362
LIMEIRA /SP
2012
Introdução
O texto tem o objetivo de transmitir compreensão de como funciona a constituição de uma empresa e os seus elementos constituídos, desde o que é um empresário, bem como dos fatores de produção e de como resguardar a particularidade destes. No texto irá se falar de elementos muito importantes na vida de uma empresa Na atualidade saber quais as características de uma empresa e os seus objetivos é fundamental, pois está mesma deverá atender aos anseios da sociedade na qual está inserida.
A empresa deverá respeitar regras instituídas, ou seja, leis, buscando num mundo globalizado uma desenvoltura sustentável, atender a seus fins sociais como gerar empregos, e fazer com que a economia do país se desenvolva constantemente.
Segue abaixo como se originou o direito empresarial:
No século XII houve o princípio do arcabouço do Direito Comercial, no qual se dividem em 03 (três) períodos: - Primeiro - Período Corporativista - Teve início no século XII e seu termino no século XVIII tendo como característica um direito fechado, classista e com base nos usos e costumes. - Segundo - Período Objetivo - Com o advento do código napoleônico (1805) é que oficialmente surgiu o direito comercial, com teorias dos atos do comercio, abolição das corporações, liberdade de trabalho e o surgimento da indústria. - Terceiro - Período Moderno - Trás com o conceito do Direito