direito empresarial
1) O escambo mercantil opera, ao mesmo tempo:
a) duas compras, sem preço e compensação.
b) dois mútuos mercantis, com compensação.
X c) duas verdadeiras vendas, servindo as coisas trocadas de preço e compensação recíprocas.
d) duas vendas, não servindo as coisas trocadas de preço e sem compensação.
2) A Teoria da Empresa possui caráter subjetivista, nesse sentido temos que houve uma volta a primeira Teoria Subjetivista? Nesse sentido podemos afirmar que houve um retrocesso no direito Empresarial? Após verificação do conceito de empresário ao longo do tempo, reafirma-se que a proposta do novo código comercial trará um retrocesso no conceito de empresário, agregando o caráter meramente objetivo para caracterizar o sujeito de direitos trabalhista. Ao longo da história, observa-se um avanço e uma conquista crescente, desde as corporações de ofício e os feudos criados para beneficiar seus associados, até o momento atual, fundamentado na teoria da empresa, onde empresário é quem exerce habitualmente empresa. É necessário referir ao conceito de comerciante baseado na Teoria dos Atos de Comércio, que muito contribuiu para a evolução atualmente vista. Todavia, o projeto do novo Código Comercial propõe um retrocesso nesta evolução, atribuindo ao empresário o simples registro no órgão competente.
3) O Código Comercial, sancionado em 1850, foi:
a) totalmente revogado
X b) parcialmente revogado, mantendo-se vigentes apenas os dispositivos que regem os contratos e obrigações mercantis e o comércio marítimo
c) não foi revogado.
AULA 2 – DIREITO EMPRESARIAL I
1) Marcos Paulo exerce, em caráter profissional, atividade intelectual de natureza literária, com a auxiliares. O exercício da profissão constitui elemento de empresa. Não há registro da atividade por parte dele em nenhum órgão publico. Com base nessas afirmações e nas disposições do código civil, assinale a alternativa correta.