direito empresarial
1. INTRODUÇÃO 3
2. DEFINIÇÃO DE CODIGO DE ÉTICA 4
2.1CODIGO DE ÉTICA DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS 4
3. OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROFISSIONAL 5
4. O PERFIL DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS 6
5. OS DEVERES 7
5.1OS DIREITOS 7
6. AS RELAÇÕES COM A EMPRESA E ENTRE OS PROFISSIONAIS 8
7. O SIGILO PROFISSIONAL 9
8. AS PROIBIÇÕES 10
9. AS PENALIDADES DOS INFRATORES 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
O departamento de Recursos Humanos de uma organização e responsável por gerar o trabalho de cada colaborador em uma instituição, mediando à relação entre empregado e empregador por meio de conhecimentos de legislação trabalhis-ta, noções de economia e administração, gerenciamento de pessoas e desenvolvi-mento sustentável. Atuar em Recursos Humanos exige mais do que habilidade de lidar com pessoas. É preciso visão ampla de negócios, pensamento estratégico e capacidade de liderança.
Um profissional de RH trabalha com processos na parte da burocracia é ele que faz a seleção de pessoas para um emprego, entrevistas entre outros, ele está diretamente ligado a uma empresa e presta serviços na parte burocrática na contratação de novos funcionários dentre outras atividades.
2. DEFINIÇÃO DE CÓDIGO DE ÉTICA
É um instrumento regulador da profissão que inicia o ideal da moral traçada na sociedade e os diversos campos da conduta humana, ou seja, critérios, regras, leis e normas que orientam os profissionais de cada categoria.
2.1CÓDIGOS DE ÉTICA DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS
O código de ética tem como objetivo destinar ao Gestor de Recursos Huma-nos na empresa os princípios que formam a consciência profissional e a conduta do mesmo respeitando as normas a serem cumpridas, prestigiando o bem material, so-cial e humano da instituição, valorizando o trabalho em equipe e aprimorando os conseqüentes valores éticos.
3. OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROFISSIONAL
O