Tipologia e Gênero Textual
Tipologia é a ciência que estuda os tipos, diferença intuitiva e conceptual de formas de modelo ou básicas. A tipologia é muito usada a nível de estudos sistemáticos, para definir diferentes categorias.
Este é um termo que pode abranger várias áreas, porque várias ciências e áreas de conhecimento necessitam de um método de categorização. Tipologia pode estar relacionada com tipografia, teologia, arquitetura, arqueologia, psicologia, entre várias outras.
Na arqueologia, a tipologia é um método científico que estuda os objetos que são encontrados nas escavações (cerâmicas, peças de metal, indústrias lítica e óssea, etc.), e faz a sua classificação quantitativa (de acordo com tamanho e quantidade) e qualitativa (segundo a morfologia, matéria-prima, técnicas de fabrico, etc.).
A tipologia é também um ramo da psicologia, parecida com a psicologia diferencial, que estuda a relação entre constituição física e temperamento. As tipologias mais conhecidas são a de Kretschmer (1921), que estuda as correlações entre tipos somáticos e doenças mentais, e a de Sheldon (1927), que distingue três tipos corporais.
No âmbito da arquitetura a tipologia consiste no estudo de tipos elementares que podem formar uma norma pertencente à linguagem arquitetônica.
A tipologia paisagística é o estudo do contexto de fatores naturais e econômico-culturais que influem em uma paisagem, com o fim de os classificar por tipos. A unidade básica, não autônoma, de uma campina articulada hierarquicamente é o ecotipo.
Tipologia e tipografia
No contexto das artes gráficas, a tipologia diz respeito ao caráter tipográfico. Assim, a tipologia diz respeito ao tipo ou formato das letras que compõem um texto. Pode dizer respeito ao tipo de letra usado para digitar um texto, por exemplo: times new roman, comic sans, verdana, arial, etc.
Tipologia Bíblica
A tipologia bíblica é uma teoria que afirma que uma pessoa, coisa ou acontecimento do Antigo Testamento tem um sentido simbólico,