genero e tipologia textual
Hoje em dia, sempre que se fala em leitura e produção de texto, é comum haver referência à expressão gêneros textuais do discurso. Estima-se, aliás, que existam mais de 5 mil gêneros em circulação na sociedade atual. Os gêneros do discurso fazem parte, portanto, de nosso dia a dia. Se queremos nos dar bem com a leitura e produção de textos, devemos conhecer um pouco sobre eles.
Definindo Tipologias Textuais
Trata-se da natureza linguística do texto. Logo, os textos, predominantemente, pertencerão à natureza: Narrativa: o mundo relatado; Descritiva: o mundo detalhado; Dissertativa: o mundo discutido.
Por exemplo:
- Os textos narrativos caracterizam-se por certos elementos, como personagens, o tempo, o espaço, o enredo e o narrador. Logo, a avaliação de um texto narrativo se pautará nesses mesmos elementos. Nessa situação, o professor-avaliador do texto atribuirá uma parte da nota para a construção do enredo, outra para a caracterização dos personagens, as descrições do espaço, e assim por diante.
- Os textos dissertativos caracterizam-se por certos elementos, como apresentação da posição (tese), argumentos e conclusão. Assim, a avaliação de um texto dissertativo se pautará nesses mesmos elementos. Nessa situação, o professor-avaliador do texto atribuirá uma parte da nota para a apresentação da tese, trabalho argumentativo (eles são coerentes e suficientes para validar sua posição?) e conclusão (retomada da tese ou mesmo apontamento de possíveis soluções para o problema posto em discussão).
Definindo Gêneros Textuais
São “ações tipificadas” produzidas em resposta a situações sociais recorrentes. Há que se ressaltar, que um gênero textual nasce de uma necessidade social. Vamos a alguns exemplos de Gêneros Textuais:
Como se dá a escolha de um Gênero Textual?
Numa situação de interação verbal, a escolha do gênero textual é feita de acordo com os diferentes elementos que participam do contexto, tais