Gêneros e tipologias textuais
Tipologias textuais são sequências definidas pela natureza linguística de sua composição. São observados aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. Diz respeito à estrutura dos gêneros discursivos. São exemplos de tipologias textuais:
Texto narrativo: relato de fatos reais, que ocorreram num determinado tempo e lugar, envolvendo personagens e um narrador. Refere-se a objeto do mundo real ou fictício. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis, como o Chapeuzinho Vermelho ou A Bela Adormecida, até as piadas do cotidiano.
Texto descritivo: um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade, mas apresenta uma caracterização minuciosa do objeto ou da personagem.
Texto dissertativo: a dissertação é um texto que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse gênero textual requer reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância. O texto dissertativo é temático, pois trata