Modelo de relatorio
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (UnUCET )
Determinação da ordem da reação entre os íons tiossulfato e os íons hidrogênio
Ingrid França
Juliana Gratão
Thiago Soares
Relatório de aula pratica apresentado á Universidade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás, sob orientação do Prof.Jonas, como exigência parcial para a avaliação na disciplina Análise Instrumental.
ANÁPOLIS, ABRIL DE 2009
RESUMO
Para compreender o que acontece na interação entre íons tiossulfato e íons de hidrogênio e certas substâncias, bem como em outras reações químicas, é necessário aprofundar os estudos dos mecanismos envolvidos nessas transformações, os quais possibilitam o conhecimento mais detalhado da interação entre os reagentes para a formação de produtos. Assim foi a partir da lei da velocidade da reação S2O32- + 2H+ S(s) + SO2 + H2O que a sua lei da velocidade de reação foi dada por: V=K[S2O32-]x [H+]y, onde os expoentes x e y foram determinados.
INTRODUÇÃO
A cinética química é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam.(1)
O aumento da concentração dos reagentes promove o aumento do número de colisões entre as moléculas. Isso faz com que a probabilidade de colisões efetivas acontecerem para a formação do complexo ativado seja maior. Logo, quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a velocidade da reação.(2)
Porém também existem outras maneiras de calcular a velocidade, como a equação de Guldberg e Waade:(3)
V = k. [A]n. [B]m
Onde k é uma constante de proporcionalidade, designada por constante de velocidade de reação ou constante cinética, sendo ela independente das concentrações dos reagentes. .(2)
As leis de velocidade são equações diferenciais. Em cinética química, tais equações são classificadas de acordo com a ordem da reação.(3)
Toda a ordem cinética de