direito empresarial
TEORIA E GESTÃO ORGANIZACIONAL: Pesquisa sobre Os Filósofos da Administração
Adam Smith (1723 – 1790)
É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. A obra Riqueza das Nações popularizou-se pelo uso da expressão da mão invisível do mercado. Segundo Adam Smith os agentes econômicos atuando livremente chegariam a uma situação de eficiência, dispensando assim a ação do Estado para esse efeito. Assim, atuando de forma livre, os mercados seriam regidos como se por uma mão invisível que o regula automaticamente sempre chegando à situação ótima ou de máxima eficiência.
Robert Owen (1771 – 1858)
Robert Owen foi um reformista social galês, considerado um dos fundadores do socialismo e do cooperativismo, um dos mais importantes socialistas utópicos. Preocupou-se ainda com a qualidade de vida dos seus empregados, construindo casas para as famílias dos operários, o primeiro jardim de infância e a primeira cooperativa.
Charles Babbage (1792 – 1858)
Era reconhecido como o fundador da pesquisa operacional e da ciência da administração. Ele afirmava que os princípios de organização poderiam ser aplicados em todos os campos administrativos. Recomendou o uso de dados na administração de uma empresa e enfatizou a importância da divisão de trabalho, considerava que cada operação de uma fábrica deveria ser analisada com o intuito de isolar as habilidades e assim ganhar em eficiência e discutia os "princípios econômicos da fabricação".
Henry Varnum Poor (1812 – 1905)
Foi engenheiro ferroviário, destacando-se como um dos primeiros elaboradores da Teoria Administrativa com os princípios: organização, comunicação e informação. Um marco foi à publicação de seu livro History of Railroads and Canals in the United States e também almanaques anuais sobre balanços