direito empresarial
O tráfico de pessoas é uma forma moderna de escravidão, é considerado uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo, que acaba movimentando cerca de milhões de reais por todo o mundo, tendo um grande número de vítimas e pessoas, sendo obrigadas a fazerem coisas sem sua vontade, podendo até ser comparado com o tráfico de drogas que cresce continuamente.
Geralmente as vítimas são mulheres, crianças e adolescentes que são aliciados pelo mundo todo ou para a exploração sexual ou pela mão-de-obra escrava, e são colocados a mercê da situação, levando famílias e eles mesmos à serem alvos fáceis de uma criminalidade tão brutal como esta.
A maioria das vítimas que acabam entrando para esse crime são pessoas que não possuem condições de se manterem bem vestidas, ou querem seguir ramos da “fama” e acabam sendo convencidos a entrarem para este lado da vida, a troco de roupas de marca, sapatos da moda, enfim por um trocado para sustentar até a própria família.
As vítimas já chegam endividadas ao destino de “trabalho”, pois elas têm que pagar aos traficantes valores altos referentes à viagem, hospedagem, alimentação, roupas, etc. O problema é que essa dívida, através da cobrança de juros altos, toma proporções de forma que nunca poderá ser paga, e os criminosos passam a ameaçar e torturar os “devedores” e ou familiares se for o caso.
Portanto, o tráfico de pessoas consiste no ato de comercializar, escravizar, explorar, privar vidas, ou seja, é uma forma de violação dos direitos humanos, é a forma ilegal de privar uma pessoa. Normalmente, as vítimas são obrigadas a realizar trabalhos forçados sem qualquer tipo de remuneração e elas são levadas a praticarem à prostituição, domésticos, em pequenas fábricas, entre outros , além de algumas delas terem órgãos removidos e comercializados para países internacionais.