Direito do trabalho - servidão
Introdução ------------------------------------------------------------------------------------ 04
TEXTO:
Alta Idade Média ---------------------------------------------------------------------- 05
Baixa Idade Média ------------------------------------------------------------------- 06
Estrutura política: suserania e vassalagem ------------------------------------ 07
Servidão: escravo semi-livre ------------------------------------------------------- 07
Fim do Feudalismo ------------------------------------------------------------------- 08
Conclusão ------------------------------------------------------------------------------------ 09
Bibliografia ----------------------------------------------------------------------------------- 10
Introdução
Um fato importante que marcou o período da Alta Idade Média foi a mudança na forma de trabalho; a escravidão característica da Antiguidade Clássica foi substituída pela servidão explorada no feudalismo.
Dentre as características do feudalismo está o poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), a economia que era baseada na agricultura e na utilização do trabalho servil.
A servidão era o status econômico dos camponeses (trabalhadores das classes sociais mais baixas da sociedade). Os camponenes trabalhavam forçados em troca de proteção e do direito de ter suas terras para sustento (manso servil). O trabalho dava-se por serviços relacionados à agricultura, ao transporte, ao artesanato e até manufatura.
A servidão evoluiu quando os arrendatários começaram a trabalhar em latifúndios em troca de um lote de proteção e de terra para sua subsistência, ainda que pagando aluguel. Os arrendatários eram os pequenos proprietários que vendiam suas terras aos grandes senhores.
Já a escravidão, primeira forma de trabalho, era imposta pela força. Era a prática em que um senhor se assumia proprietário de um indivíduo de classe bem inferior. Escravo era definido como coisa, como mercadoria, podendo