Direito Digital
CAMPUS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS - FUNEDI
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA – INESP
RESENHA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
DIREITO DIGITAL
KESLEY ROBERTO FERREIRA SILVA
SAMUEL CALIXTO SILVA
DIVINOPOLIS
2012
INTRODUÇÃO
A partir das décadas de 80 e 90, a popularização da internet e das tecnologias de comunicação promoveu uma revolução no modo de vida da sociedade contemporânea.
Muito além do que uma simples rede de computadores, essas tecnologias fomentaram um complexo submundo que proporciona a redução de tempo e espaço reais, a anulação das barreiras físicas e permite um maior contato entre as pessoas e o acesso a serviços em qualquer lugar, dantes restritos a um departamento ou uma instituição física.
Informações em tempo real, negociações, transações comerciais e financeiras, serviços de educação e saúde... Praticamente tudo se opera nesse meio tão versátil.
Assim, a tecnologia se mostra imprescindível à manutenção da dinâmica social da atualidade, na qual a globalização depende do constante fluxo de pessoas, mercadorias e capitais.
Entretanto a divulgação de casos de pedofilia, racismo, difamação, prostituição, roubos virtuais, plágio, fraudes, pirataria, dentre outros oriundas do meio digital evidenciam a prática de graves crimes, quando limites éticos e jurídicos são transpassados.
MUNDO DIGITAL
Com o passar do tempo a sociedade sofre transformações. Mudam-se técnicas, meios de produção, relações de trabalho, relações interpessoais, valores e concepções.
O modelo sócio-econômico da sociedade feudal baseava-se na posse de terras, já o da sociedade industrial sustentava-se no capital. Na era digital, com a Revolução da Informação, mudanças também ocorreram. A base não mais é a produção em larga escala de insumos, produtos industriais ou algo físico, material. O mundo digital está fundamentado no fluxo de