Direito comercial
Direito 1° período
Aluna: Juliana Dantas
• O surgimento da sociologia se deu com a decadência do sistema feudal e da consolidação do capitalismo, no entanto, é com as Revoluções Francesa e Industrial que ela ganhou uma consistência maior, já que se alterou a organização da vida social da época, criando-se novas concepções, não só no campo social, mas também nos campos financeiros, políticos e culturais.
• Com os ideais iluministas e do proletariado que assolavam a sociedade, a sociologia buscou manter o equilíbrio da sociedade adotando uma postura conservadora e é nesse contexto que a sociologia ganha forma, pois aqueles que não possuíam os meios de produção, começaram a utilizar o pensamento sociológico para travar as lutas entre as classes.
• A diversidade existente na sociedade capitalista e as diferentes abordagens possibilitaram a formação de distintas sociologias, temos como exemplo a postura de Engels- que viu de outro prisma a idéia de Saint-Simon que acreditava que o progresso econômico do capitalismo contribuiria para a coesão social- viu nestas idéias futuras idéias socialistas (socialismo), sendo contraria a postura adotada por Simon.
• Auguste Comte também se baseou no pensamento de Simon, e julgava necessário restabelecer a ordem social.
• Durkheim se enquadrava também e acrescentou que é de notória importância a divisão do trabalho na sociedade e considerava a ausência de regras estabelecidas como a causa da desorganização social.
• No socialismo destacam-se Marx, Weber e Engels, por realizarem a aplicação do materialismo dialético ao estudo dos fenômenos da sociedade. Weber acreditava que se deveria isolar a sociologia de movimentos revolucionários, já que não se tornava válido crer que a economia dominava os outro componentes da realidade social, como a política e a cultura.
• Ele ainda realizou estudos sobre a burocracia estatal e a importância da ética protestante para o sucesso do capitalismo,