Diodo Túnel
Anodo/Catodo
São diodos de junção PN com elevadas concentrações de impurezas (dopagem) em ambas as camadas. Os diodos PN são geralmente usados em osciladores de alta frequência devido a sua resistência negativa. Nestes diodos atingimos a região de ruptura em 0v. As três mais importantes aplicações do díodo de túnel são as de amplificação,oscilação e comutação.Recebeu o nome do físico Leo Esaki, que em 1973 recebeu o Prêmio Nobel em Física pela descoberta do efeito túnel utilizado neste tipo de diodo semicondutor.
Ele funciona somente na área de resistência negativa, ou seja diminui a tensão aumenta a corrente, somente quando tem-se uma tensão muito próxima de zero (chamada de avalanche, do diodo zener), ou seja, ele só funciona como diodo túnel quando polarizado diretamente e sob tensões bem baixas, para tensões fora dessa região ele funciona como um diodo comum.
Resumidamente, o diodo túnel só atua com propriedades especificas em baixas tensões.São diodos de junção PN com elevadas concentrações de impurezas (dopagem) em ambas as camadas. Nesta situação, a região de depleção é muito estreita, na faixa de "algumas dezenas de átomos" de espessura.
Diodo túnel
A proximidade das partes ativas das camadas permite o efeito túnel.
O resultado é o comportamento de resistência negativa, isto é, a corrente diminui com o aumento da tensão, em uma parte da curva de polarização direta.
A característica de resistência negativa permite a construção de osciladores simples como o circuito da figura. A elevada dopagem faz com que a maior parte dos portadores sejam buracos e elétrões, que têm ação bastante rápida. Assim, pode operar em frequências elevadas.
Os diodos túnel são pouco usados atualmente. As principais desvantagens são a baixa potência e o custo, fatores com vantagem em outras