Trabalho-diodo túnel
Denomina-se diodo túnel, pois estes transmitem eletricidade por meio de um efeito de mecânica quântica chamado de tunelamento, que permitem que os elétrons passem livremente através de barreiras.
Um componente simples, o diodo túnel, é um diodo, entretanto com características de resistência negativa que permitem seu uso em circuitos semelhantes aos osciladores de relaxação com transistores unijunção(transistor que pode ser utilizado em osciladores de baixa frequência, disparadores, estabilizadores, geradores de sinais, dentes de serra e em sistemas temporizados )ou lâmpadas neon(lâmpada de descarga em gás que contém sobretudo néon a baixa pressão).No entanto, o diodos túnel tem algo a mais: podem oscilar em frequências superiores a 1 GHZ o que os torna especialmente indicados para circuitos de altíssima frequência. Ele diminui a tensão e aumenta a corrente, somente quando se tem uma tensão muito próxima de zero (chamada de avalanche, do diodo zener), ou seja, ele só funciona como diodo túnel quando polarizado reversamente, quando polarizado diretamente ele funciona como qualquer outro diodo.
Se bem que os diodos túnel não sejam componentes comuns, a possibilidade de se utilizar estes componentes em projetos pode ser interessante quando a exigência principal for simplicidade em circuitos de frequências muito altas.
3. FUNCIONAMENTO
A sua área de funcionamento é somente quando a tensão é "considerada" negativa. Resumidamente, o diodo túnel só atua com propriedades especificas em baixas tensões.
São diodos com junção PN com dopagens em suas camadas. Com essa situação, região de depleção é muito estreita, na faixa de dezenas de átomos de espessura. Para correntes cujos valores estão compreendidos entre IV e IP, podemos obter o mesmo valor de corrente para três diferentes valores de tensão aplicada. Esta característica de valores múltiplos faz com que o diodo túnel seja útil em circuitos de pulsos digitais,