“METRÓPOLES” SANFRANCISCANAS: Fotografias das cidades de Juazeiro e Petrolina nos anos 1970.
2088 palavras
9 páginas
“METRÓPOLES” SANFRANCISCANAS: Fotografias das cidades de Juazeiro e Petrolina nos anos 1970. Ana Claudia Gomes de Sousa1 Elson de Assis Rabelo2As fotografias produzidas nas últimas décadas do século XX no Vale do São Francisco se articulam em torno das temáticas urbanas em processo de afirmação, e nesta linha seguem as representações das cidades vizinhas de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina em Pernambuco, são imagens que apresentam construções e reformas em perímetro urbano, estabelecimentos comerciais, espaços públicos e apropriações dos lugares pelos habitantes. Um contexto social mediado por processos modernizadores, em que a investigação imagética é pautada nos conflitos entre a idealização urbana e a realidade configurada pelo rural.
O objetivo desse artigo é analisar como se visualiza as representações urbanas nas imagens produzidas pelos estúdios Foto Santo Antonio e o Art’Foto Paulista, pertencentes a cidade de Juazeiro na Bahia. O acervo fotográfico investigado em sua maioria foi produzido nos anos 1970, época que o Antonio Bernardo Gomes, proprietário do Foto Santo Antonio, era contratado pela prefeitura como fotógrafo oficial, e década em que a cidade baiana se preparava para seu centenário de emancipação.
As análises fotográficas propõem reflexões sobre as fronteiras entre a cidade presente nos discursos urbanísticos, e a praticada pelos seus habitantes, ou seja, um conflito entre o embelezamento urbano e a ruralidade presente na região. Pois, se por um lado havia um discurso urbanizador oriundo das políticas de desenvolvimento nacionais, por outro essas configurações se defrontam com características que se pautam em uma economia agrícola, manifestações culturais ribeirinhas e sertanejas, e no interior dos municípios com a agropecuária, visualizando assim, uma nova