Diodos
TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CURSO ELETROTÉCNICA
TRABALHO SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE DIODO
Nome do Aluno: José Ari Júnior
Professor: Vinícius Kuhn
Camaquã
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 DIODO 4
2 DIODO ZENER 6
2.1 CURVA CARACTERÍSTICA 8
2.2 CARACTERÍSICAS TÉCNICAS 9
2.3 IDEAL 9
2.4 REAL 10
2.5 FUNCIONAMENTO 10
3 DIODO SCHOTTKY 11
3.1 CURVA CARACTERÍSTICA 11
4 DIODO VARICAP 12
5 DIODO TÚNEL 14
5.1 APLICAÇÃO 15
6 DATASHEET 16
CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em explicar e apresentar os diversos tipos de diodo. Começando por uma explicação básica de diodos, seu funcionamento, característica, diodo ideal e diodo real.
1 Diodo
Ao iniciar este trabalho, é de grande importância a falar primeiramente sobre o diodo em si, antes de falar dos vários tipos existentes deste componente eletrônico.
Um diodo é o tipo mais simples de semicondutor. De modo geral, um semicondutor é um material com capacidade variável de conduzir corrente elétrica. A maioria dos semicondutores é feita de um condutor pobre que teve impurezas (átomos de outro material) adicionadas a ele. O processo de adição de impurezas é chamado de dopagem.
No caso dos LEDs, o material condutor é normalmente arseneto de alumínio e gálio (AlGaAs). No arseneto de alumínio e gálio puro, todos os átomos se ligam perfeitamente a seus vizinhos, sem deixar elétrons (partículas com carga negativa), livres para conduzir corrente elétricas. No material dopado, átomos adicionais alteram o equilíbrio, adicionando elétrons livres ou criando buracos onde os