Diodo
Diodo de Efeito Túnel Feito de Silício
Este diodo é capaz de transmitir mais eletricidade que qualquer outro componente do seu tipo e que pode ser construído diretamente sobre um chip normal de silício.Ao contrário de outros diodos de sua classe, chamados de diodos de efeito túnel, o novo diodo é compatível com o silício, a matéria-prima básica dos chips. Desta forma é possível construí-lo diretamente nos circuitos eletrônicos. A possibilidade de incorporação dos diodos túnel diretamente na matriz dos chips deverá representar um elemento importante na diminuição dos custos e na miniaturização dos circuitos eletrônicos. Além disso, os diodos túnel conseguem, sozinhos, substituir uma quantidade significativa de elementos de um circuito, o que deverá contribuir também para a simplificação dos projetos dos chips, sem queda no seu desempenho.
Diodo de Efeito Túnel de Plástico
Pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, Estados Unidos, criaram um novo diodo túnel de polímero orgânico – um componente eletrônico que poderá abrir caminho para memórias de computadores e circuitos lógicos flexíveis, feitos de plástico. Hoje, os todos os chips de computadores são feitos de silício, um material inorgânico.
O novo diodo transmite eletricidade a temperatura ambiente. Segundo o coordenador da pesquisa, Paul Berger, seu design permite que ele seja facilmente fabricado. Na experiência, ele e seus alunos uniram dois diodos em um rudimento de chip, chamado de porta lógica, que foi alimentado por uma voltagem equivalente à de uma bateria de relógio.
Como a grande maioria dos plásticos não conduz eletricidade, os pesquisadores vinham fazendo suas experiências com componentes eletrônicos plásticos – que têm a grande vantagem de serem flexíveis – valendo-se dos efeitos da mecânica quântica. O problema é que isso exige a manipulação individual de moléculas de plástico a temperaturas criogênicas, o que torna os