Dinâmicas de grupo para casos de pessoas centralizadoras
1 INTRODUÇÃO 02
2 PROBLEMA: CENTRALIZAÇÃO DE RESPONSABILIDADE 03
3 DINÂMICAS DE GRUPO PRINCIPAIS CONTINGÊNCIAS...................... 04
4 CONCLUSÃO 10
5 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 11
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre um dos problemas mais comuns, não só no ambiente de trabalho como na vida em geral, iremos falar sobre a centralização de responsabilidade. No entanto, mais importante que desenevoar um problema é encontrar sua solução, para tanto iremos usar dinâmicas de grupo.
A dinâmica em grupo tem o poder de extrair os participantes do ambiente que estão, e se bem aplicada livrar-los de pressões sociais e estresses do dia, abrindo assim caminho para uma nova racionalização.
2. PROBLEMA: CENTRALIZAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Medo, sem entrar em maiores explicações - sejam elas fisiológicas psicológicas ou filosóficas -, todos nós sabemos como ele aje e as formas como ele se manifesta.
Responsabilidade, uma das formas de defini-la é a obrigação que temos com algo ou alguém.
Muitas pessoas levam esse conceito "ao pé da letra", outra nem tanto, ao passo que todos temos medo - o único diferencial é o motivo.
Nesse trabalho iremos focar naquelas que tem um senso muito grande de responsabilidade, ou medo e por isso se agarram a suas responsabilidades não as dividindo com os demais, mesmo quando essa ação seria o melhor a ser feito. Esse é um problema muito recorrente atualmente nas empresas, por muitos fatores, nesse trabalho edentificamos alguns sintomas que levam a essa centralização. Tal qual um iceberg, a falta de divisão de trabalho é só a ponta, existe muito mais coisa pertinente embaixo da água.
Vamos assumir como sintomas a competitividade, falta de confiança e falta de cooperatividade. Pesquisamos uma dinâmica para cada um desses sintomas. E no final temos uma