dinâmica rotacional
DINÂMICA ROTACIONAL
Cássia Cristina Campos Duarte – R.A.: 475254
Profª. Adriana de Oliveira Delgado Silva
Departamento de Física – Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba
Itinga – 18052- 780 – Sorocaba – SP - Brasil e-mail: cassia_cristy@hotmail.com.
Dezembro/2013
Sorocaba-SP
RESUMO
Este relatório engloba textos explicativos e gráficos a respeito da experiência de dinâmica rotacional. Esta realizada em laboratório com um aparato com polia, disco, barbante, massas, anel e software. Através da base teórica sobre o assunto, foram revistos os conceitos fundamentais como as leis de Newton (primeira e segunda lei), conceitos de movimentos de rotação, velocidade angular e aceleração angular, teorema dos eixos paralelos, para assim, compreender a importância e os princípios da Dinâmica
Rotacional. A partir da experiência, os resultados foram analisados e foi feita a relação dos conceitos teóricos com o experimento e calculadas as diferenças percentuais, justificando-se as pequenas diferenças de resultados encontradas nos gráficos.
Palavras-chave: Velocidade angular; Aceleração Angular; Momento de Inércia;
Dinâmica Rotacional; Torque..
2
1. Objetivos
Tem-se por objetivos através de realização do experimento, determinar o momento de inércia de diferentes corpos (anel e disco) e confrontar valores experimentais com teóricos.
2. Introdução teórica
A velocidade de um corpo em movimento circular pode ser medida por um ponto fixo em qualquer parte desse corpo, tal ponto descreve uma circunferência com velocidade ω, que ao girar descreve um ângulo θ em um espaço de tempo. Tal velocidade é medida através da razão do ângulo pelo intervalo de tempo, e é chamada de velocidade angular. Quanto maior a velocidade angular, maior será o ângulo descrito por intervalo de tempo, ou seja, mais rápido o corpo gira.
Onde:
(Equação 1)
ω = Velocidade Angular; dθ = Ângulo medido