Relatório Experimento Viscosidade - Rotativo
nomes:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Av. Sen. Salgado Filho, 3000 – Lagoa Nova Natal – RN,
Resumo: O presente relatório visa a coleta de dados de viscosidade de um óleo automotivo através do viscosímetro. As informações obtidas no laboratório serão analisadas e comparadas com tabela padronizada de óleos SAE. A referida análise se utilizará de gráficos elaborados através de planilha eletrônica para classificação do tipo de fluido.
Palavras-chave: viscosidade dinâmica,viscosidade cinemática e óleo SAE.
1. INTRODUÇÃO
O fluido é definido como uma substância que se deforma continuamente quando sofre uma tensão cisalhante. Ele pode ser classificado de acordo com a relação entre a tensão de cisalhamento sofrida e a taxa de deformação. Se hipoteticamente forem relacionados dois fluidos diferentes em que sofrem a mesma tensão de cisalhamento, mas um deles é mais resistente à deformação, dizemos que o mesmo é mais viscoso.
A lei de Newton impõe uma relação de proporcionalidade entre a tensão de cisalhamento aplicada à superfície de um fluido e a taxa de variação da velocidade com a coordenada perpendicular à aplicação da tensão. Ao coeficiente de proporcionalidade (µ[Pa.s]) dá-se o nome de viscosidade dinâmica ou absoluta:
A viscosidade é uma propriedade de cada fluido e depende das condições em que este se encontra, como temperatura a qual influi significativamente na referida propriedade. A viscosidade é resultado, basicamente, da interação entre as moléculas e pelos choques entre elas. Ela tenta equilibrar a ação de forças tangenciais aplicadas ao fluido.
Os fluidos classificam-se em newtonianos ou não-newtonianos. Da Eq.1, temos do lado direito da igualdade a taxa de deformação dv/dy que relacionada à tensão de cisalhamento “τ” e sendo diretamente proporcional, o fluido classificasse como newtoniano, se a taxa de deformação e a tensão de cisalhamento não forem diretamente proporcionais, o fluido é