Dinosauros
Esta combinação forma ácidos que caem na terra sob diferentes tipos de precipitação.Este processe dá-se produz de forma natural quando o dióxido de carbono se combina com o vapor de água.
O problema surge quando os óxidos que se encontram na atmosfera são óxidos de azoto ou de enxofre, que provem da queima de combustíveis fosseis como o carvão e o petróleo.
Tal sucede principalmente se o carvão é de má qualidade, contendo compostos de azoto e de enxofre. Formam-se então ácidos fortes como o acido sulfúrico e o acido nítrico, que tem graves efeitos poluentes.
Este tipo de reacções que se da na atmosfera é catalisado pelo ozone, por determinadas partículas sólidas, e pela luz solar. Entre as actividades que mais contribuem para a produção da chuva ácida, encontram-se as actividades industriais, principalmente as de natureza térmica, nas quais se utiliza carvão de baixa qualidade.
Os iões formados por estas podem ser transportados para muito longe do local de produção devido a acção dos ventos, pelo que a contaminação pode estender-se a zonas que, em princípio, se poderiam esperar livres deste tipo de poluição.
Estes ácidos atmosféricos podem depositar-se de duas formas: a deposição tipo húmida e a deposição de tipo seca. A deposição húmida consiste na transferência dos poluentes, desde a atmosfera á superfície da Terra, sob a forma de chuva, nevoeiro, orvalho ou neve.
A deposição seca é um processo em que os poluentes entram em contacto directo com a superfície terrestre devido ao movimento de massas de