Resenha rening

1395 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

OS DINOSAUROS DE HENNIG: A IMPORTÂNCIA O MONOFILETISMO PARA A SISTEMÁTICA BIOLOGICA
- RESENHA

MACAPÁ
2012
PLINIO QUARESMA FONSECA

OS DINOSAUROS DE HENNIG: A IMPORTÂNCIA O MONOFILETISMO PARA A SISTEMÁTICA BIOLOGICA
- RESENHA

Resenha apresentada à Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, com vista à avaliação parcial na disciplina Aspectos do Meio Biotico, do Curso de Bacharelado em Ciências Ambientais, sob a orientação do Professor Arialdo.

MACAPÁ
2012
Santos, Charles Morphy Dias dos. Os dinossauros de Hennig: sobre a importância do monofiletismo para a sistemática biológica. São Paulo, Scientiæ Zudia, v. 6, n. 2, p. 179-200, 2008
O autor do artigo Charles Morphy Dias dos Santos possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Ciências (Área: Entomologia) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências (Área: Entomologia) pela Universidade de São Paulo (2008). Professor de Zoologia de Invertebrados da UNESP, campus de Jaboticabal. Experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: evolução, sistemática filogenética com ênfase em Tabanomorpha (Diptera), biogeografia cladística e filosofia da ciência.
O artigo foi escrito em três capítulos: De Platão à teoria evolutiva, A sistemática moderna, A sistemática filogenética. Onde ele explica a evolução da sistemática na biologia e seus principais dilemas.
No primeiro capitulo o autor inicia uma explicação de como foi o processo de desenvolvimento da sistemática na biologia através dos séculos, e seus principais contribuintes para sua construção, desde Plantão ate Darwin. Ele começa com Plantão que queria que o conhecimento inato devesse ser nomeado e reconhecido. Depois com Aristóteles que priorizava a observação e a experiência, e que também criou o sistema de classificação dicotômicas. O autor

Relacionados