Repteis marinhos do mesozoico
A Era Mesozóica é geralmente referida como a Idade dos Dinossáurios, mas não foram só estes répteis que existiram durante todo esse intervalo de tempo. Quase todos se tornaram predadores marinhos, numa altura em que não tinham a competição de mamíferos aquáticos. Colectivamente são conhecidos por répteis Mesozóicos marinhos.
Carrol (1982) reconheceu mais de 12 grupos de répteis marinhos para o Mesozóico, mas quatro são os mais conhecidos:
# ictiossaurios (que se assemelhavam a golfinhos ou tubarões). Os ictiossauros mediam em media de 2 a 3 metros de comprimento (mais podiam atingim ate 15 metros ) alimentavam-se de preferencialmente de moluscos por exemplo cefalopodes amonite.
Ambos ictissauros e pleciossauros surgiram no triassico e se extinguiram no final do cretacio na mesma epoca dos dinosauros e muitos outros grupos de seres vivos.
O primeiro grupo a ser apresentado, os Ictiossauros, eram extremamente adaptados à vida marinha. Possuiam um corpo aquadinâmico, semelhante ao de um golfinho, com membros em formatos de pás, nadadeiras caudais verticais, como as de um tubarão, focinhos longos, e, em espécies mais derivadas, barbatanas dorsais (há restos de fósseis com registro de contorno de barbatanas dorsais para alguns gêneros, como observou McGowan à respeito dos melhores fósseis encontrados para esse grupo na região de Holzmaden, na Alemanha)
.
Os Ictiossauros surgiram no início do Período Triássico e extiguiram-se no Neocretáceo, há cerca de 90 milhões de anos. Um dos gêneros encontrados na Colômbia, Platypterygius, foi um dos últimos antes que o grupo se extiguisse. O gênero Platypterygius encontrava-se também nos mares da América do Norte, Europa, Rússia, Índia e Austrália.
# plesiossaurios (muitas vezes o modelo para o imaginário monstro do Lago Ness). Os plessionauros eram repteis marinho com patas adaptadas a funcao de nadadeira e com o pscoso muito cumprido,se alimentavam de peixes, inclusives tubaroes