Etica ambiental
Formadora: Elisabete Lima
Formanda: Sara Cordeiro
Data: 31.10.2013
Índice
1. Introdução
2. Ética
a. Ética Normativa
b. Ética Teórica
3. Ética Antropocêntrica e Ética Ecocêntrica
4. Ética Ecocêntrica (continuação)
5. Ética Ambiental
6. Conclusão
7. Bibliografia
Introdução
Foi-me proposto pela professora Elisabete Lima no âmbito do módulo de mundo actual que fizesse um trabalho sobre questões éticas o qual poderia ser mais prático ou mais teórico, escolhi o teórico e escolhi falar em especial de ética ambiental pois como a formadora já deve saber é um assunto que me interessa e preocupa bastante.
A palavra ética vem do grego ETHOS que significa: modo de ser, carácter enquanto forma de vida do homem.
Ética é a forma de proceder ou de se comportar do ser humano no seu meio social, sendo portanto uma relação intersocial do homem. Os parâmetros são as condutas aceites no meio social, e tem raízes no facto da moral como sistema de regulamentação das relações intersociais humanas.
Portanto, a ética é uma ciência da moral e pode ser definida como: a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade (Adolfo Sanches Vasquez, Ética, ed. Civilização Brasileira, 14ª edição).
Podemos, também, dividi-la em:
Ética normativa que são as recomendações;
Ética teórica quando explica a natureza da moral relacionadas às necessidades sociais.
Actualmente, a ética foi reduzida a análise da linguagem moral, abstraindo-se as questões morais.
Resultado disto é que a moral e a ética perderam significado social, dando-se importância a obtenção final do sucesso pessoal e material a qualquer custo, ficando assim reduzida a princípios delimitadores das relações profissionais (Códigos Éticos), restando a ética normativa apenas e direccionada às profissões. Não há mais uma ética universal, passamos por uma crise ética e moral, faltando uma orientação ética geral.