Ética ambiental
O conceito de ética ambiental relaciona-se assim como o conceito de ética ecocêntrica (de OIKOS, casa em grego). Por esse conceito, o comportamento do Homem deve ser considerado em relação a si mesmo e em relação a todos os seres vivos.
Por esse conceito, todos os seres são iguais. O Homem, apesar de imbuído de razão, não pode continuar a ver outros seres como inferiores e, portanto, não pode agir de forma predatória em relação aos mesmos. O Homem deixa de ser "dono" da Natureza para voltar a ser parte da Natureza.
Busca-se, com a ética ambiental, criar-se uma nova ordem mundial, onde o Homem não mais satisfaz apenas seus desejos imediatos mas, ao agir, busca atender seus desejos, limitados pelas necessidades de outros seres vivos, bem como os desejos de gerações futuras.
4. Ética ambiental
Um poderoso e eficaz instrumento para assegurar uma melhor qualidade de vida humana à Sociedade é o Direito Ambiental, cujo objetivo é a preservação e a conservação do Meio Ambiente. Quando se fala em preservar, significa tornar intacto o bem da Natureza, ou seja, realizar o uso racional dos recursos naturais pela geração presente para que sejam possíveis as gerações futuras a sua utilização. Este direito de viver em um ambiente saudável, é um direito de solidariedade, que para BOBBIO[19] significa a terceira geração dos direitos (os direitos de primeira geração são as liberdades civis, de segunda geração os direitos sociais).
A Sociedade contemporânea, não tem mais como aceitar que o mero crescimento econômico sirva de justificativa e sustentação para a devastação, degradação e destruição do Meio Ambiente, como se fez até a modernidade. [20]