Geologia
Na escala de tempo geológico, o mesozóico é a era do éon Fanerozoico que está compreendida entre 251 milões e 65,5 milhões de anos atrás aproximadamente. Essa Era é dividida em três períodos o Triássico, Jurássico e Cretáceo do mais antigo para o mais recente.
O nome Mesozoico é de origem grega e refere-se a meso = meio zóico = vida. Esta Era é especialmente conhecida pelo aparecimento, domínio e desaparecimento dos dinossauros e amonites.
No inicio dessa Era, toda a superfície terrestre se concentrava em um único continente chamado Pangeia ou Pangea. Porém com o tempo este supercontinente começou a fragmentar-se em dois continentes: a Laurásia para o Hemisferio Norte e o Gondwana para o Sul.
O clima no inicio do Mesozóico era predominantemente quente e seco, tornando-se mais úmida no Jurássico. A temperatura e umidade estimularam a evolução de vegetação exuberante, provocando um grande desenvolvimento dos herbívoros e conseqüentemente, dos carnívoros.
Esta foi uma Era dominada pelos reptéis, como os dinossauros, pterossauros e plesiossauros. Durante o Mesozico estes animais conquistaram a Terra e desapareceram mais tarde de forma misteriosa, sendo a causa mais provável a colisão de um meteorito com a Terra, sendo estimada como a segunda maior extinção em massa da Terra.
As primeiras aves apareceram durante o Jurássico, e embora a sua descendência seja motivo de grande discussão entre os cientistas, grande parte aceita que tenham orige nos dinossauros. As primeiras floras (Angiospérmicas) apareceram durante o período Cretáceo.
O clima era quente e nos mares abundavam amonites, que se extinguiram no final do Mesozóico, juntamente com os grandes repteis dentre outras espécies.
1. Período Triássico
Nesse período a superfície total da terra estava concentrada em um único continente a Pangea. A Pangea era circundada por um oceano chamado Phantalassa, que corresponde ao atual oceano Pacifico e por um mar a leste chamado de