Pavimentação
INTRODUÇÃO
Para a engenharia, é a camada constituída por um ou mais materiais que se coloca sobre o terreno natural ou terraplenado, para aumentar sua resistência e servir para a circulação de pessoas ou veículos. Entre os materiais utilizados na pavimentação urbana, industrial ou rodoviária estão os solos com maior capacidade de suporte, os materiais rochosos, como pedras britadas ou calçamento, o concreto de cimento Portland e o concreto asfáltico.
PAVIMENTAÇÃO
É o conjunto de obras destinadas a criar uma superfície apta a receber o tráfego de veículos. A pavimentação pode ser uniforme, resistente e impermeável. Os tipos mais comuns são:
Pavimentação com macadame: Nome derivado de Mac Adam, seu criador, e que consiste na colocação de diversas camadas de pedras, com granulometrias decrescentes, unida pela aspersão de materiais ligantes, tais como o betume, o asfalto e o alcatrão. Também é conhecido como macaco.
Pavimentação em concreto: consiste na execução de lajes de concreto armado que são justapostas ao longo da estrada.
Pavimentação por calçamento: executada pela colocação e acerto de blocos rochosos, naturais ou artificiais. Os elementos empregados devem ser do tipo grande e são utilizados em locais sujeito à freqüente remoção.
Pavimentação asfáltica: Pode ser de aspersão, ou seja, que não necessitam de bases especiais devido à sua grande elasticidade. É geralmente empregado em locais de pouco movimento ou de caráter provisório. Podem ser também pré-misturados, nos quais os materiais componentes são misturados aos respectivos ligantes. Sua elasticidade é menor, dessa forma necessitam de uma base rígida que distribua a carga.
Pavimentação em concreto
O pavimento de concreto é uma alternativa moderna, competente, racional, eficaz técnica e economicamente, consagrada mundialmente e,