pavimentação
A busca da sociedade por um desenvolvimento sustentável fez com que surgissem várias pesquisas com foco ambiental. Estes estudos levam em conta os impactos causados por diversas atividades industriais na natureza e como estes podem ser amenizados.
Este trabalho vem mostrar que a pavimentação viária, tanto na parte revestimento como na base e sub-base, pode ser uma ótima alternativa na reutilização de materiais, já que o volume de materiais utilizados é relativamente grande, com isso reduz o consumo de matérias primas e o despejo de materiais refugados na natureza.
2. Aproveitamento do RCD
Uma das formas para aproveitamento dos resíduos de construção e a demolição (RCD) consiste na substituição, em pavimentação de vias urbanas, das camadas de materiais naturais, como a brita graduada, por RCD devidamente classificado. Faz-se necessário que os gestores públicos municipais passem a abordar o problema do gerenciamento dos RCD sem soluções emergenciais ou corretivas, que tanto propiciam o aterramento de áreas naturais.
2.1. Processos de Aproveitamendo do RCD
1. captação máxima de RCD por meio de áreas de atração diferenciada para pequenos e grandes geradores ou coletores;
2. reciclagem dos resíduos captados em áreas especialmente definidas para beneficiamento;
3. alteração cultural dos procedimentos quanto à intensidade da geração, à correção da coleta e da disposição e à possibilidade de reutilização dos resíduos reciclados.
3. Principais objetivos
1. redução dos custos municipais com limpeza pública, destinação final dos RCD e minimização dos impactos causados pelos entulhos;
2. descarte facilitado dos pequenos volumes de RCD;
3. disposição racional dos grandes volumes de RCD;
4. preservação dos aterros de inertes com sustentabilidade do desenvolvimento;
5. melhoria da limpeza urbana; 6. incentivo