Pavimentação
Pavimentação - Conceito básico- Estrutura composta por camadas sobrepostas de materiais compactados, assente sobre o Subleito do corpo estradal.
1. Pavimento (também conhecido pelo termo menos técnico e menos exato chão) do latim pavimentus designa em arquitetura a base horizontal de uma determinada construção (ou as diferentes bases de cada andar de um edifício) que serve de apoio a pessoas, animais ou qualquer peça de mobiliário.
Um breve histórico da pavimentação
Percorrer a história da pavimentação nos remete à própria história da humanidade, passando pelo povoamento dos continentes, conquistas territoriais, intercâmbio comercial, cultural e religioso, urbanização e desenvolvimento. Como os pavimentos, a história também é construída em camadas e, frequentemente, as estradas formam um caminho para examinar o passado, daí ser uma das primeiras buscas dos arqueólogos nas explorações de civilizações antigas.
Necessidade de locomoção
Homem das cavernas
Necessidade de caminhos
Invenção da roda
Uma das mais antigas estradas pavimentadas implantadas não se destinou a veículos com rodas, mas a trenós para o transporte de cargas. Para a construção das pirâmides no Egito (2600-2400 a.C.), foram construídas vias com lajões justapostos em base com boa capacidade de suporte. O atrito era amenizado com umedecimento constante por meio de água, azeite ou musgo molhado (Saunier, 1936). Alguns exemplos de estradas de destaque da antiguidade são descritos a seguir.
.
Histórico brasileiro de pavimentação
- 1560: Caminho do mar, ligação entre São Vicente -> Piratininga, recuperada em 1661 como Estrada do Mar, em 1790 vira Calçadão de Lorena
-1726: Caminho do ouro, de Minas Gerais ao Rio de Janeiro, ainda há resquícios da estrada em Parati e outras cidades, também era conhecida como estrada real.
-1854: Primeira Ferrovia do Brasil, de Mauá a Raiz da Serra (Rio de Janeiro)
-1865: Estrada de rodagem União