Dimensão cultural da actividade física na actualidade e ao longo dos tempos
O desporto é um fenómeno de relevante importância desde a Antiguidade (Grécia) até aos nossos dias. Tal como actualmente se concebe e pratica, o desporto nasceu na Europa na segunda metade do século XIX. Thomas Arnold (pedagogo britânico) foi um dos grandes impulsionadores e a quem se deve a regulamentação da maior parte dos jogos. Quando iniciava a sua aprendizagem fomentava entre os seus alunos o espírito do “fair play”, isto é, a nobreza, a generosidade e a imparcialidade durante o jogo. A projecção do desporto a nível internacional deve-se em grande parte à criação dos Jogos Olímpicos da Era Moderna pelo barão Pierre de Coubertin, que em 1886 organiza em Atenas a primeira olimpíada, que passa a repetir-se de quatro em quatro anos. A difusão do desporto à escala mundial deve-se também a outros acontecimentos desportivos de alta competição tais como os campeonatos europeus e mundiais das diversas modalidades, com especial relevância para os de futebol, a volta à França em bicicleta, os grandes torneios de ténis, e liga de basquetebol nos EUA e Canadá.
Os âmbitos do desporto
Conforme as motivações que nos levam a praticar desporto, assim podemos distinguir diferentes âmbitos: • desporto profissional ou de elite (actividade de competição é um espectáculo altamente exigente, obedecendo a regras e princípios próprios e cujo objectivo final é o resultado, vitória) • • • desporto escolar (actividade física com carácter formativo e educativo) desporto de lazer (tem por objectivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida – saúde) desporto terapêutico (actividade desenvolvida com o objectivos curativos e de reabilitação)
A sociedade Actual e as suas relações com o desporto
A actividade desportiva é de tal forma importante, hoje em dia, que interage com os planos sociais, científicos, económicos financeiros, educacionais e até políticos.
Contudo, foram os meios de comunicação social que tiveram um papel decisivo