Transportes
A actividade física é consensualmente definida como todo e qualquer movimento corporal produzido pela contracção músculo-esquelético resultando num gasto energético. Já o conceito de exercício físico definido por Caspersen e col, é mais especificamente, uma actividade repetida e estruturada que visa a obtenção dum objectivo concreto tendo em vista a manutenção ou melhoria da aptidão física.
De acordo com Bouchard e Shephard, a actividade física é claramente a componente mais variável de todos os factores que influenciam o gasto energético diário. A ausência de actividade física origina uma maior acumulação energética, podendo ser um factor para o desenvolvimento da obesidade.
Hoje sabe-se que a actividade física, nas suas respectivas vertentes, como a utilitária (andar, subir e descer escadas, jardinagem), a educação física e o desporto, executados de uma forma moderada, é favorável à manutenção da saúde e ajuda também na prevenção das doenças. Não obstante esta evidência, bem como a aceitação aparentemente generalizada da importância da actividade física, milhões de pessoas optam por um estilo de vida sedentário.
As actividades de lazer, tais como, ver televisão, jogar videojogos e navegar na Internet parecem ser as principais responsáveis pelo aumento do sedentarismo de crianças e adolescentes. Outros estudos demonstram que ver televisão é a actividade de lazer em que as crianças gastam mais tempo.
Objectivos
1. Promover a saúde do indivíduo 2. A execução de exercícios engloba o andar a pé ou até mesmo subir escadas 3. A prática de exercício combate a obesidade, baixa a tensão arterial e melhora a circulação sanguínea. 4. A actividade física regular previne doenças cardiovasculares 5. Antes de se efectuar qualquer actividade física, seja