dilexia
Assim
, língua e linguagem constituem as principais facetas da aprendizagem humana. Desta forma, os problemas de aprendizagem mostram dificuldades nos processos: terciário e quartenário.
7
3.
PROBLEMAS DE APRENDIZ
AGEM: DIFICULDADE NA
LEITURA
A dificuldade para ler é reconhecida como uma das causas determinantes do fracasso escolar e de exclusão social. O leitor deficiente não consegue captar e nem mesmo interpretar os símbolos verbais impressos.
Muitos fatores podem produzir leitores co m dificuldades: retardamento mental, imaturidade na iniciação da aprendizagem; alterações no estado sensorial e físico; problemas emocionais e dislexia, que é uma disfunção neurológica que afeta basicamente a linguagem, a qualidade de sua motr icidade e de suas percepções.
As dificuldades de leitura produzem complicações na aprendizagem escolar e muitas vezes inibe ou impede a criança a se desenvolver plenamente do ponto de vista intelectual, social e emocional.
A leitura não constitui uma habilidade is olada; pelo contrário, faz parte de um processo lingüístico bastante complexo. Assim, a dificuldade em exercê-la mostra uma deficiência na estrutura e/ou na organização da linguagem em geral.
3.1 Dificuldades de Aprendizagem na Escrita
Trata-se de uma dificuldade significativa somente no desenvolvimento das habilidades relacionadas com a escrita propriamente. A gravidade do problema pode ir de erros na soletração até em erros na síntese; estrutur a; pontuação; paragrafação.
É importante salientar que existem proces sos cognitivos envolvidos na escrita: processo de planejamento da mensagem; cons trução sintática; rec uperação de elementos léxicos e processos motores que culminariam com a produção da escrita de forma aberta.
A escrita é um processo complexo; de c onstrução e que não culmina com aquisição dos simples automatismos gráficos.
8
4. FATORES GERADORES
DE DIFICULDADES DE
APRENDIZAGENS: