CONTA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
LUCIANE DIAS RODRIGUES
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
CLEIDI DA SILVA ABREU
200902224282
NITERÓI
RIO DE JANEIRO
AGOSTO/2012
INTRODUÇÃO
O tema ora que serão discorridos abordará a correta alocação de custos indiretos aos produtos, utilizando a metodologia da departamentalização.
Este trabalho será desenvolvido através de um estudo de caso em uma empresa Charqueada, que por motivos estratégicos, não autorizou a divulgação do nome e localização. No decorrer do trabalho a empresa será chamada de Melk Ltda.
A empresa Melk Ltda. deu inicio a suas atividades em Abril de 1991 tendo com atividade principal a indústria e comércio de produtos alimentícios.Por se tratar de uma empresa industrial, está obrigada a atender diversos dispositivos legais:: legislação fiscal (âmbito estadual e federal), Serviço de Inspeção Federal (inspeção sanitária) e FEEMA. A produção é voltada para a industrialização da carne bovina, processando e transformando a matéria-prima em um produto acabado chamado Jerked Beef ( carne bovina salgada e curada). A empresa produz três tipos de Jerked Beef: JB Ponta de Agulha, JB Dianteiro e JB Lagarto. A carne bovina tem seu preço estipulado pelo mercado e gerenciado pela Bolsa de Gêneros Alimentícios. Dependendo do momento, dentro ou fora a safra do mercado bovino, o preço sofre oscilações que atingem diretamente a empresa.
Este projeto tem por objetivo mostrar a correta alocação de custos indiretos no custeamento dos produtos. A pesquisa foi iniciada com os principais conceitos dentro da contabilidade de custos, observando a classificação dos custos em relação ao produto e ao volume de produção.
A finalidade desse ramo da contabilidade é atribuir custos aos produtos de acordo com a legislação societária e fiscal, além subsidiar o processo decisório de gestão. O método utilizado par