Diid
O encéfalo é constituído por cérebro, cerebelo, e tronco encefálico já a medula espinhal localiza-se nas vértebras e a camada mais cinzenta da medula encontra-se mais interna que a camada branca diferente do cérebro e cerebelo. A principal importância da medula espinhal é receber primeiro as informações do corpo de diferentes áreas para depois transmitir ao encéfalo e de modo contrario as informações que vem do encéfalo também passam pela medula para depois a mesma transmitir para diversas áreas especificas outro fato significante da medula é que ela é responsável por reações rápidas de reflexos graças aos trinta e um nervos que ela contém. Já o tronco encefálico é composto por mesencéfalo, ponte, bulbo raquidiano, o primeiro recebe e coordena as informações a cerca da tônus muscular e postura corporal no caso da ponte auxilia nesse tônus muscular além de controlar a respiração e o equilíbrio do corpo e por ultimo o bulbo raquidiano participa dos processos vitais.
A estrutura do cerebelo mais significativa é que ela contém substancia cinzenta na parte externa e substancia branca internamente. No caso do diencéfalo as principais estruturas são o Tálamo, hipotálamo, epitálamo, subtálamo todas ela encontradas elas relacionadas III ventrículo que se encontra na cavidade ímpar que se comunica com o IV ventrículo pelo aqueduto cerebral.
As meninges são membranas que revestem o sistema nervoso central tal com a medula espinhal e a mesma consiste em três camadas tais com Dura-máter, Aracnoide e pia-máter, o líquor é um fluido aquoso que ocupa a o espaço subaracnóideo e as cavidades ventriculares a sua principal importância é a proteção mecânica do sistema central nervoso. A importância da vascularização do sistema nervoso