Análise ambiental
Em 1966 na Escola Paulista de Medicina tinha o início do curso de Biomedicina com a sua aula inaugural com o então nome de Ciências Biológicas – Modalidade Médica. Idealizado originalmente pelo farmacologista Prof. Dr. Jose Leal Prado em 1950, a graduação objetivava primordialmente a formação de professores com alto nível de qualificação que se dedicassem a pesquisa e ensino de disciplinas básicas não profissionalizantes do curso de Medicina.
Em 1979 no dia 3 de Setembro a lei nº 6.684 regularizou a profissão de biomédico no país. Com as novas seguintes leis a profissão do biomédico começou a sua expansão nas áreas de atuação, começando com as análises clínico - laboratoriais, saindo da originalidade da formação de uma massa crítica de professores para o curso de Medicina,e chegando atualmente a 35 áreas disponíveis para atuação do biomédico segundo o Conselho Federal de Biomedicina, que vão desde a docência e pesquisa até a biomedicina estética.
Uma das 36 áreas da atuação profissional do curso é a análise ambiental, uma especialidade voltada as análises químicas, biológicas e físicas do ambiente. Tais análises se voltam para o solo, água e esgoto de forma que seja proporcionada melhor qualidade de vida e um maior desenvolvimento sustentável.
2. Desenvolvimento
2.1. Análise Ambiental
Nesta área o Biomédico realiza análises fisico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água e esgoto.
2.2. Sobre o Meio Ambiente
Meio ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e nos influenciam.
Os constituintes do meio ambiente compreendem fatores abióticos, como o clima, a iluminação, a pressão, o teor de oxigênio, e bióticos, como as condições de alimentação, modo de vida em sociedade e para o homem, educação, companhia, saúde e outros.
2.3. Sobre o tratamento da água
Tratamentos são todos os processos fisico-químicos a que é submetida uma determinada quantidade de água, para