Análise ambiental
Conceito - Buscar a agregação em um mesmo parque industrial de empresas clientes e fornecedores. As organizações localizadas nesse parque industrial procuram o desenvolvimento de parcerias e estimula a formação de novas empresas capazes de utilizar seus resíduos, convertendo-os em produtos.
- A concepção de clusters integra os princípios e as estratégias da qualidade total com os requisitos da qualidade ambiental, como base para promover o desenvolvimento sustentável.
- Esse modo de produção funciona a partir do momento que o parque industrial é composto por conglomerados, em que o rejeito de uma empresa passa a ser a matéria-prima de outra. Dessa forma não existe desperdício, ou seja, toda matéria-prima, e mesmo a energia, que entra no processo é aproveitada ao máximo, reduzindo assim o impacto ambiental das atividades produtivas.
Importância/Objetivos/Vantagens Importância:
- Sua importância se da ao fato de reduzir impactos ambientais e ser proveitoso para os dois lados de cada empresa.
Objetivos:
- Maximizar os lucros das empresas e minimizar a degradação ambiental.
Vantagens:
- Solução para a preocupação do transporte de cargas perigosas (insumos, matérias-primas e resíduos), que muitas vezes tem um difícil gerenciamento, tanto pela organização, como pelo poder público. Além dessa melhoria, também pode gerar considerável benefício complementar associado a redução no consumo de energia para o transporte e a geração de poluentes, que contribuem para o agravamento do efeito estufa.
Características Gerais - Retroalimentação negativa: envolve processos que funcionem em circuito fechado e com valores de referência limitados, de modo a gerar menos impacto ambiental;
- Crescimento independente: na estruturação de sistemas industriais deve-se buscar um equilíbrio de funcionamento, incompatível com a percepção de seu crescimento ilimitado;
Independência de produto: os sistemas industriais devem ser orientados mais por suas funções do que