Análise ambiental
Macroambiente e ambiente competitivo
Views: 12053 - incorporativa.com.br - reprodução permitida com link para fonte
Esta pauta é de sua assessoria? Cadastre-se na Agência de Pautas INCorporativa.
02/07/2010
Se os empreendedores não entenderem como o ambiente afeta suas organizações, ou não conseguirem identificar oportunidades e ameaças que provavelmente serão importantes, a capacidade que eles terão de tomar decisões e executar planos será extremamente limitada.
Mas informações sobre o ambiente nem sempre estão disponíveis imediatamente. Existe a INCERTEZA AMBIENTAL, que acontece quando os empreendedores não têm informações suficientes para entender ou prever o futuro. São dois fatores para que isso aconteça:
A Complexidade – é a quantidade de informações às quais um empreendedor deve prestar atenção, bem como, a relação entre elas.
O Dinamismo – é o grau de mudança descontínua que ocorre dentro do setor.
A medida que a incerteza ambiental aumenta, os empreendedores devem desenvolver técnicas e métodos para coletar, selecionar e interpretar informações sobre o ambiente. Ao analisarem forças ambientais (macroambiente e ambiente competitivo), os empreendedores poderão identificar oportunidades e ameaças que possam afetar a organização.
O Primeiro passo para amenizar a incerteza ambiental é fazer a VARREDURA AMBIENTAL, que é a busca e seleção de informações sobre o ambiente que não estejam disponíveis para a maioria das pessoas, interpretando o que é importante e o que não é. Os empreendedores podem fazer as seguintes perguntas:
Quem são nossos atuais concorrentes?
Existem poucas ou muitas barreiras à entrada no nosso setor de atuação?
Quais os substitutos existentes para os produtos ou serviços da nossa empresa?
A empresa é muito dependente de fornecedores poderosos?
A empresa é muito dependente de clientes poderosos?
As respostas a essas perguntas ajudam os empreendedores a desenvolver uma