Engenharia
2.1 Introdução
As leis da física exprimem relações entre grandezas (físicas) como comprimento, tempo, força, energia e temperatura. A medição de uma destas grandezas envolve a comparação com um valor unitário chamado de unidade.
Por exemplo, a medição mais elementar é, possivelmente a de distância. Para medir-se a distância retilínea entre dois pontos precisa-se de uma unidade padrão. Pode-se escolher o metro, o centímetro, a polegada, além de outras. A afirmação de que uma distância vale 20 metros, significa fisicamente que uma régua calibrada com a unidade padrão “metro” caberia 20 vezes naquele comprimento.
Contudo, deve-se evitar dizer que uma distância vale 10, pois não há significado físico algum nesta afirmação, em razão da ausência de uma unidade de medida.
Toda grandeza física necessita de uma unidade padrão de comparação.
Com base nos comentários anteriores, pode-se definir:
Grandeza
É um ente abstrato empregado para identificar os fenômenos físicos.
Exemplos: Comprimento, tempo, força.
Unidade
É o padrão de comparação usado para medir-se a intensidade de uma grandeza.
Exemplos: Metro, segundo, newton.
Exemplo 1: Grandezas e unidades Correspondentes.
Grandeza
Unidade
Comprimento
metro, centímetro, polegada, pé, milha
Tempo
segundo, minuto, hora, dia.
Força
newton, dyna, libra-força, kgf
Temperatura
kelvin, graus Celsius, graus fahrenheit
Potência
watt, CV, HP
Mecânica Básica Aplicada
No mundo atual, ainda encontramos vários sistemas de unidades de medida com características bastante distintas entre si, por exemplo: Sistema Internacional, Sistemas
Ingleses, Sistema Técnico, etc. Em razão disto, há ainda uma certa confusão no emprego e uso de certas unidades de medida, principalmente naquelas unidades usadas para medir as grandezas relacionadas à mecânica. Por exemplo, podemos medir a pressão no interior de uma tubulação de ar comprimido