Digestão, Absorção, Transporte e Excreção de Nutrientes
Digestão, Absorção, Transporte e Excreção de Nutrientes - Peter L. Beyer
Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia/ L. Kathleen Mahan, Sylvia Escott Stump-Rio de Janeiro: Elsevier, 2011
Taguatinga – 02 de Setembro de 2013
Em geral os nutrientes que estão presentes nos alimentos devem ser divididos em partes minúsculas, para assim ser absorvida pelo intestino.
O responsável por essa redução de partículas e moléculas e o sistema digestório fazendo com que essas moléculas fiquem cada vez menores e, portanto se tornando de melhor absorção.
Caso não funcione corretamente o sistema pode originar uma desnutrição mesmo com a alimentação correta.
Sendo a principal função do trato gastrointestinal retirar os macronutrientes como as proteínas, carboidratos, lipídios, também como absorver micronutrientes. Desempenha funções fisiológicas e metabólicas como absorção, digestão e secreção.
A digestão começa na boca, pois a mastigação vai reduzindo o tamanho do alimento que junto com secreções salivares contendo enzimas contribuintes para a quebra do alimento para absolvição.
As enzimas desempenham papel importante na digestão já que elas que promovem a hidrolise, com ajuda de alguns co-fatores como ácido clorídrico, bile e bicarbonato de sódio oferecendo estrutura para a digestão e absorção.
Um muco que e secretado pela mucosa do intestino grosso serve como protetora da parede intestinal, escoriações e atividade bacteriana unindo-se as fezes. Os íons de bicarbonato trocados pelos íons de cloreto auxiliam a anular um pouco da acidez produzida pela ação bacteriana.
Essa ação bacteriana pode tornar-se substancias tóxica como indol, amônia, aminas além de outros.
Algumas enzimas têm a capacidade de digerir amido, a amilase, por exemplo, contendo pH neutro e levemente alcalino tem ação de hidrolisar o amido mais ao entrar em contato com o ácido clorídrico fica inativa. Entre varias formas de carboidratos como a celulose e a pectina não