Fisiologia23

6303 palavras 26 páginas
FISIOLOGIA RENAL
RINS
I. FUNÇÕES
A. Manutenção da homeostase
1. Regulação do volume e da composição do fluido extracelular (FEC). Os rins equilibram a obtenção, produção, excreção e consumo de vários compostos orgânicos e inorgânicos através da conservação e excreção de água e solutos.
a. Obtenção de água e eletrólitos. Nosso corpo obtém água e eletrólitos através de: (1) Ingestão.
(2) Produção metabólica
(a) Oxidação dos alimentos. As dietas comuns produzem aproximadamente
300ml de água de origem metabólica por dia, em sua maior parte oriunda da oxidação da gordura.
(b) O metabolismo também produz uréia, produto do metabolismo protéico; ácido úrico, produto final do metabolismo das purinas; e creatinina, um anidro endógeno da creatina muscular.
b. Excreção de água e solutos
(1) Quantidades excretadas
(a) Normalmente, os rins excretam 1000 a 1500ml/dia de urina hipertônica.
Junto com a água, os rins excretam cerca de 600mOsm/dia de solutos, principalmente na forma de uréia e sais de Na+ e K+.
(b) Para cada 5mEq de sódio excretado nas fezes, 100ml de fluidos também são eliminados por dia.
(2) Perdas metabólicas. As perdas insensíveis de água chegam a estar entre
700 e 1000ml/dia e são formadas pela água perdida pela perspiração cutânea e pela respiração pulmonar. Além das perdas insensíveis, há ainda a perda sensível de suor.
2. Equilíbrio ácido-básico
B. Hormonogênese.

1. Renina. A formação e liberação de renina permite aos rins regularem a pressão arterial através do controle do volume dos fluidos.
2. Eritropoietina. A eritropoietina é o regulador primário da formação de hemácias na medula óssea e é comumente produzida em resposta à hipóxia arterial e à hipóxia anêmica. As células endoteliais dos capilares peritubulares são o principal sítio de síntese da eritropoietina renal. Em fetos e recém-nascidos, o fígado é a principal origem.
C. Ativação da vitamina D. A vitamina D oriunda da dieta deve passar por duas hidroxilações antes de se tornar útil ao corpo. A

Relacionados