2 LOG019 Gest o de Frotas
1299 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDYCSA - ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
LOG019– GESTÃO DE FROTAS
2.3 CÁLCULO DA QUILOMETRAGEM PERCORRIDA PELA FROTA
Considerando a frota homogênea dimensionada no item 2.2 temos:
2.4 CÁLCULO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL PREVISTO PARA A FROTA
Ainda utilizando como base o exemplo do item 2.2, para efeito de cálculos vamos supor que esses veículos apresentam um indicador de consumo de combustível de 4 Km/L. Considerando um custo de R$ 2,20 por litro de combustível. Sendo assim:
3 – ORGANIZAÇÃO DA FROTA
Organizar a frota é fundamental para as ações de planejamento e controle essa função constitui-se de uma série de procedimentos que visam garantir a organização dos processos e a rastreabilidade das ações.
3.1 CADASTRO DA FROTA
O cadastro da frota é de extrema importância para a eficácia da gestão, tendo em vista que as decisões, a cerca de dimensionamento, manutenção e controle são baseados nos elementos cadastrados. Para garantir a confiabilidade dos relatórios o cadastro deve ser constantemente atualizado.
Devem constar no cadastro dos veículos todas as informações relevantes tais como: Modelo, fabricante, ano, data de aquisição, lista de peças, informações sobre os pneus, acessórios, equipamentos, últimos procedimentos de manutenção, capacidade de carga (peso e volume), consumo, fotos e aspecto físico, etc.
Além do cadastro de veículos, as informações operacionais também devem ser armazenadas para efeitos gerenciais. É preciso registrar todas as movimentações como: saídas e retornos de veículos, condutores responsáveis, registros de avarias e problemas detectados, procedimentos de manutenção, trocas de peças, consumo de combustível etc.
O uso de sistemas informatizados de gestão da frota potencializa as atividades de cadastro e controle, bem como permite a automatização de diversos processos, uma vez que facilita o fluxo de informações.
3.2 ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS
Devido a sua grande