Trabalho Afro
Pelo o conteúdo visto nesse capitulo, estudos afro-Brasileiros, africanidade e cidadania pode-se afirmar que estes estudos tem como foco formar, tanto intelectualmente como socialmente as pessoas ao âmbito de conhecer e estudar o mundo africano. No Brasil nem sempre foi dado o valor necessário a esses estudos é visto que esses estudos vieram engatar no Brasil nos últimos 10 anos com a criação de estudos afro-brasileiros e de grupos de pesquisa.
Nos estudos afro-Brasileiro as políticas públicas tem como foco, o papel de promover e aperfeiçoar a sociedade, garantindo e protegendo direitos, corrigindo problemas, fazendo a sociedade avançar e incentivar a mesma, também podendo ser referidas as políticas curriculares, que buscam o acesso de conhecimento, valores, posturas e atitudes para formar bons cidadãos.
Pode se dizer que os estudos afro-Brasileiro tem se tornado cada vez mais contundente no Brasil, trazendo projetos de educação que visam incluir a todos independente do grupo étnico racial, formulando o que é importante na aprendizagem de estudos e suas contribuições europeia-americanas para a humanidade também de africanos, indígenas e et, para que cada um veja a importância de novas culturas, deixando de se senti e torna-los inferiorizados.
Quando se estuda a história e cultura africana, também se e visto um gesto político que se questiona com paradigmas que costumam marginalizar, desqualificar, negar as contribuições que os africanos tem para a humanidade. Estudar esse tipo de cultura exige de professores e alunos negros e não negros aprender a estar identificando, criticando, desconstruindo, as avaliações que vem baseadas no preconceito e construir novos pensamentos.
Assim tornando um caminho que não democratize, que não de exclusividade, que não só veja a marginalização, que veja que é possível reconstruir o conhecimento de todos e de cada uma pessoa, mostrando as culturas do mundo e