Trabalho AFRO BRASILEIRO
O objetivo do presente trabalho é apresentar um breve estudo da Cultura Afro-Brasileira, contextualizando com sua influência na história do Brasil bem como acerca das dificuldades enfrentadas pelos negros africanos que foram traficados para o Brasil considerando que o preconceito tem relevada importância, o que contribuiu para desigualdades e desrespeitos a essa etnia. Bem como demonstrar as influências culturais inseridas ao longo do período histórico.
Durante o estudo faz-se necessário um breve comparativo entre o Direito, a Justiça e o processo de inserção dessa etnia em terras nacionais, que mesmo após sua libertação, durante toda sua trajetória de lutas e contínuas buscas de igualdades, o preconceito exercido fortemente sobre esta etnia, ainda hoje o fator cor da pele é ainda determinando na sociedade.
1.1 - DEFINIÇÕES
Para que possamos compreender melhor o tema alguns conceitos são importantes, a fim de nos situarmos na história, quanto às marginalizações e a não prevalência de quaisquer direitos ou se adquiridos inda de forma implícita pelos negros.
Por cultura, podemos dizer que:
Trata-se de um conjunto de estruturas de conhecimentos, sociais, religiosas, intelectuais e artísticas. (http://pt.wiktionary.org/wiki/cultura)
O termo Afro-Brasileiro ou negro:
São os termos oficiais no Brasil que designam racialmente e de acordo com a cor as pessoas que se definem como pertencentes a esse grupo. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Afro-brasileiros)
Assim podemos interpretar a Cultura Afro-Brasileira, como sendo um conjunto de culturas africanas, e estabelece neste conceito a cor que os determina e que dê certa forma influenciaram o Brasil.
Dê certa forma, o presente conceito acima, implicitamente, observamos certo preconceito, tal este se define:
Conceito formado com base em julgamento próprio que exige tom depreciativo da diferença; análise tendenciosa; discriminação provocativa.
(http://pt.wiktionary.org/wiki/preconceito)
Para Nunes (2006):
A