TRABALHO SOBRE RELIGI ES AFRO BRASILEIRAS
PÓS DE HISTÓRIA CONTEMPORANEA DO BRASIL
TRABALHO DE ANALISE DOS TEXTOS
Disciplina: Religião e religiosidade na formação da sociedade brasileira
Profº Fernanda Mattos
Aluno: Marcos Ribeiro
Matricula: 2014.0504577-9
Ao fazer a leitura do texto “Discursos sobre as religiões afro-brasileiras - Da desafricanização para a reafricanização”, é perceptível a intolerância e o preconceito religioso ao culto das religiões afro brasileiras. Lendo este texto encontrei algumas respostas para a origem do racismo brasileiro, que tantos tentam negar com discursos e falácias tipo: “No Brasil não há racismo”, “A sociedade brasileira não é racista” e etc . o trafico negreiro transportou para a terras brasileira nada mais e nada menos que de 3.600.000 escravos de varias partes do território africano, e com eles veio junto a sua cultura e as suas crenças, que logo foram proibidas e criminalizadas pela igreja como pelo império. Este texto nos revela que desde o inicio da chagada dos escravos em território brasileiro, eles sofreram todas as sortes de violência, discriminação e preconceitos por parte de uma sociedade aristocrata em formação, com uma alta influencia europeia elitista e de formação ariana.
“As religiões afro-brasileiras eram proibidas, e os terreiros eram frequentemente visitados pela polícia. Por isso seus praticantes deviam sempre buscar caminhos para fortalecer a aparência católica dos Orixás e dos terreiros”.
O sincretismo religioso foi a melhor opção que os escravos encontraram para que pudessem continuar a pratica das suas crenças, e com isso preservarem as suas heranças culturais e tribais. A reafricanização também foi uma outra estratégia utilizada pelos pais de santos para manter as religiões de matriz africanas cada vez mais próximas da cultura africana. Por isso, ao meu ver, este texto: “Discursos sobre as religiões afro-brasileiras” é de suma importância para podermos ter uma melhor compreensão do racismo, preconceito e do discurso