Difração e Interferência em Ondas
A difração é a propriedade que uma onda possui de contornar um obstáculo ao ser parcialmente interrompido por ele.
A difração é um fenômeno que ocorre com qualquer tipo de onda.
Difração por um orifício
Imagine, agora, que uma onda estivesse se propagando em direção a um orifício, constituído por duas barreiras. Nesse caso, a difração é bastante conceituada, pois a onda, ao passar pelo orifício, contorna os dois obstáculos, espalhando-se visivelmente.
A figura 01 mostra a difração de uma onda ao atravessar um orifício formado por duas barreiras.
Pode-se acentuar a difração de uma onda, através de um orifício, aumentando-se o seu comprimento de onda ou diminuindo-se a largura do orifício.
Observe, então, que, se o comprimento de onda for muito menos do que a largura do orifício, a onda praticamente não se difrata, isto é, a sua direção de propagação não é alterada quando ela passa pelo orifício. Difração da luz
Quando a luz passa por um orifício (como, por exemplo, o buraco de uma fechadura), observa-se que não há difração, pois a luz continua a se propagar na mesma direção inicial, após atravessar o orifício. Embora a pessoa B possa ouvir a pessoa A (em virtude da difração do som), ela não poderá ver esta pessoa, pois a luz emitida por A não contorna o muro, isto é, não se difrata, como acontece com a onda sonora.
Devemos nos lembrar, entretanto, de que não percebemos a difração de uma onda quando ela passa por um orifício muito maior do que o seu comprimento de onda. Isto poderia estar ocorrendo com a luz nas situações normais citadas, isto é, o seu comprimento de onda pode ser muito menos do que o diâmetro, por exemplo, de um buraco de fechadura. Conclui-se: a luz é um movimento ondulatório cujo comprimento de onda é muito pequeno.
INTERFERÊNCIA
Denominamos interferência a sobreposição dos efeitos de várias ondas. Podemos descrever a interferência por meio de duas propriedades:
O efeito