Fisica 3
Guilherme Morais Spíndola¹
Universidade Federal de Goiás¹
guiilhermems@hotmail.com
Resumo
O objetivo desse trabalho consiste em verificar e medir o espaçamento de uma rede de difração e os comprimentos de onda de quatro linhas espectrais da lâmpada de Hg.
Tentamos também verificar algumas propriedades através dos exercícios propostos na apostila, através de valores obtidos pelas medidas realizadas no Laboratório de Física IV, onde conseguimos colher valores satisfatórios e consequentemente alcançar os objetivos propostos.
Palavras-chave: Inferferência; difração.
Introdução
Quando ondas idênticas (a menos de uma diferença de fase) Provenientes de duas fontes superpõem-se em um ponto do espaço, a intensidade resultante das ondas que se combinam naquele ponto pode ser maior ou menor do que a intensidade de cada uma delas. Este efeito é chamado interferência. A interferência pode ser construtiva, quando a intensidade resultante é maior do que as intensidades individuais, ou destrutiva, quando a intensidade resultante é menor que as intensidades individuais.
[pic]
Figura 1: Interferência construtiva e interferência destrutiva.
O experimento de fenda dupla de Young é semelhante ao mostrado na figura abaixo, que é feito com luz.
[pic] Figura 2: Princípio do experimento de Young.
A armação experimental consiste em uma fonte de luz (Laser), um anteparo com uma fenda, para que o Laser através de um processo de difração se abra, como se a fenda fosse uma fonte puntiforme de luz, de acordo com o princípio de Huygens, um anteparo com duas fendas, onde cada uma das fendas se comporta como uma nova fonte de luz, e um anteparo final, onde será observado o padrão (imagem) formado pela luz.
Cada ponto do anteparo (anteparo final) recebe a luz vindo de dois pontos distintos (as duas fendas do anteparo anterior), a diferença do percurso da luz proveniente de cada uma